Seguidores

Pesquisa personalizada

terça-feira, 29 de junho de 2010

Espetáculo infantil IGI, Á Arvore da Vida - RJ


(Clique na imagem para ampliá-la)
ESPETÁCULO DE TEATRO PARA CRIANCAS, GANHADOR DO PRÊMIO MYRIAM MUNIZ / FUNARTE, COM TEMPORADA DE ESTRÉIA DE 03 DE JULHO A 15 DE AGOSTO,
NO TEATRO MUNICIPAL MARIA CLARA MACHADO/PLANETÁRIO

ESTREIA SÁBADO, DIA 03.07, a 17h.
Espetáculo musical infanto juvenil, de texto inédito, baseado em histórias e lendas africanas (ÍTÀN), a partir de pesquisas em torno das influências da mitologia africana na cultura e nos saberes populares brasileiros.

A pesquisa traz para esse espetáculo através de sua dramaturgia, estética, movimentação cênica e estrutura musical o resultado de novas formas de intercâmbio cultural entre África e Brasil. Este espetáculo tem por objetivo trazer para o público jovem novas facetas do saber e do viver africano, propondo reflexões e estimulando o público a esclarecer distorções a cerca do universo sócio político econômico e filosófico africano ocorridas até hoje na nossa educação brasileira.

Dessa forma objetivamos levar o nosso público ao real entendimento de suas origens históricas e com isso reconduzir os conceitos discriminatórios equivocados para um pensamento renovado e renovador, a altura de uma nova sociedade que está por se desenvolver constituída por cidadãos críticos e proativos, com total aceitação da pluralidade.

O povo brasileiro tem suas origens históricas alicerçadas em três etnias: ameríndia, européia e africana. Somos indiscutivelmente produto majoritário dessas três civilizações e suas culturas de vida. A despeito disso, encontramos muitos equívocos na tradição educacional de nosso país, no que diz respeito às etnias. Sob a ótica do “vencedor”, vivemos por muitos anos em nossa sociedade brasileira, lacunas e distorções na transmissão da história do pensamento africano e de sua diáspora através da escravidão.

Hoje temos novos movimentos sociais no sentido de trazer a tona fatos esclarecedores que venham completar o quebra-cabeças das origens brasileiras, fortalecendo nossa identidade cultural. Embora ainda não tenha sido levada à efeito, temos a Lei 10639/2003 que inclui a temática da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo das escolas.

E nesse caminho de renovação e de ampliação do olhar de nosso público jovem, público alvo desta pesquisa, é que o espetáculo “IGI – A ÁRVORE DA VIDA” se desenvolve.

Uma trama inédita, dinâmica e instigante, que se inspira em histórias ancestrais africanas, levando o nosso público, através dos recursos estéticos e musicais, para a atmosfera mitológica africana com seus arquétipos, linguagens e costumes, e dessa forma os transformando em suas percepções e sensibilidades.

PÚBLICO ALVO

O espetáculo “IGI – A Árvore da Vida” tem classificação livre e é direcionado principalmente a crianças e jovens, mas por se tratar de uma encenação com música e permeada de humor e dinamismo, este se torna um espetáculo que diverte não só nosso público alvo, mas também os adultos que acompanham essas crianças. A Cia. Muito Franca! tem preocupação em tecer espetáculos que além de seu público alvo entretenha toda a família.

SINOPSE

IGI, A ÁRVORE DA VIDA é a história de Olhos Inocentes, um jovem rapaz que, para recuperar a saúde e felicidade de sua mãe, Coração de Amor, é aconselhado pelo adivinho da aldeia e vai encontrar a “folha da vida” que habitava o ponto mais alto da copa da árvore mais antiga da aldeia: O BAOBÁ. Nessa viagem, Olhos Inocentes encontra alguns amigos e vários obstáculos, conseguindo sempre superá-los através da inteligência e dos bons sentimentos. Ao fim da intrépida viagem, ele não encontra exatamente o que espera, mas algo muito mais valioso, que transforma completamente os rumos de sua vida.

SERVIÇO:
Espetáculo infantil IGI, Á Arvore da Vida
Com a Cia Muito Franca, 10 anos de Teatro, direção Bruno Bacelar
De 03.07 a 15.08
Sábados e domingos as 17h
Livre para todos os públicos
50 minutos de duração
R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia), 20% de desconto para Assinantes de O Globo
Teatro Municipal Maria Clara Machado / Planetário da Gávea
Av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea
Lotação: 138 lugares
Telefone: 2274-7722

FICHA TÉCNICA
TEXTO: BRUNO BACELAR
DIREÇÃO: BRUNO BACELAR
ATORES: BRUNO BACELAR, LEONAM THURLER, GABRIEL NAEGELE, RODRIGO DIAS E THAÍS ALVES
MÚSICOS: RAFAEL OLIVEIRA
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: ANDRÉ MASSENO
ILUMINADOR: MARCIO LEANDRO
CENOGRAFIA: GABRIEL NAEGELE
CENOTÉCNICO: FÁTIMA SOUZA
FIGURINO: LEONAM THURLER
ADEREÇOS: LEONAM THURLER
MAQUIAGEM: FLAVIA PEPE
COREOGRAFIAS: ANDRÉ MASSENO
MÚSICAS: BRUNO BACELAR
ARRANJOS: MARCO AUREH
PREPARAÇÃO CORPORAL: ANDRÉ MASSENO
PREPARAÇÃO VOCAL: JORGE MAIA
PROGRAMAÇÃO VISUAL: VALTER BRUM
FOTÓGRAFA DA CIA: VANIA FREIRE
FOTOS ADICIONAIS: CLA LEAL
CAPTAÇÃO DE APOIOS: CORBELINO CULTURAL E MARIANA RAMECK
PRODUÇÃO: CIA MUITO FRANCA E CORBELINO CULTURAL
REALIZAÇÃO: CIA MUITO FRANCA, 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário