Seguidores

Pesquisa personalizada

sábado, 21 de novembro de 2009

Acervo Digital de Cultura Negra Brasileira - CULTNE




No site CULTNE - Acervo Digital de Cultura Negra Brasileira você tem a chance de conhecer novos pontos de vista da história do nosso país, através de materiais inéditos em vídeo, em diversos momentos artísiticos e políticos, registrados ao longo de décadas. Além de assistir, você pode se cadastrar e baixar todo o conteúdo do site para seu computador, utilizando livremente o material em edições jornalísiticas, projetos estudantis, ou qualquer atividade sem fins lucrativos, desde que citada a fonte.  

Site: http://www.cultne.com.br/

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Grupo Cama de Voz recebe Clécia Queiroz - BA

NO PRÓXIMO DOMINGO (08/11), a partir das 13hs, o Grupo CAMA DE VOZ receberá CLÉCIA QUEIROZ como convidada no Aconchego da Zuzu. Segue abaixo o release de Clécia no MySpace para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a trajetória desta talentosa cantora baiana. VOCÊ NÃO PODE PERDER!!

|- ACONCHEGO DA ZUZU -|
Todo Domingo, a partir das 13hs.
Rua Quintino Bocaiúva, 18 - Garcia.
(71) 3331.5074 - 3331.8149

Referência: Fim de linha do Garcia

SOBRE CLÉCIA QUEIROZ
Dona de voz macia, suave e doce, Clécia Queiroz vem, há treze anos, desenvolvendo uma das carreiras mais promissoras e consistentes da música baiana. Seu trabalho tem ritmos autênticos da Bahia como o samba, mas também tem blues, funk, new-bossa, frevo, afoxé e referências ao candomblé. É música que procura se embrenhar na cultura local, revisita o berço, mas busca estar antenada com a modernidade e o mundo globalizado. Clécia além de cantora e compositora, é mestre em Performance Art pela Howard University, bailarina formada pela Universidade Federal da Bahia e atriz premiada, com alguns dos mais importantes troféus da sua terra. Seu primeiro show, intitulado “Blue Moon” realizado em 1994, rendeu-lhe quatro indicações para o Troféu Caymmi. A partir daí, sua carreira seguiu em ritmos sempre ascendentes e culminou com o disco Chegar à Bahia, lançado em 1997, através do Prêmio Copene de Cultura e Arte, com show homônimo no Teatro Castro Alves - Salvador. Em Salvador, fez shows em vários teatros e importantes projetos em Salvador como o Petrobrás de Música, Sua Nota é um Show, dividindo o palco com Leila Pinheiro, Música no Parque e Projeto da Palavra, de Jorge Portugal, como anfitriã, trazendo como convidados Jorge Mautner, Virgínia Rodrigues e Márcio Melo, Lazzo e Capinam. Clécia tem trilhado um caminho por importantes espaços de cidades brasileiras, a exemplo do Teatro Crowne Plaza, Sesc Pompéia e Ipiranga em São Paulo, com boa repercussão de público e da crítica especializada. Vem desenvolvendo também uma carreira internacional, tendo participado de importantes mercados culturais na Alemanha, Espanha e Estados Unidos. Entre 2003/2004, Clécia criou e desenvolveu, com sucesso em Salvador, o Projeto Casa do Samba, realizando a cada sexta-feira um show de samba, antecedido por uma roda de choro formada por diversos grupos de choro de Salvador. No show houve sempre a presença de convidados, artistas que fizeram e fazem a história do samba e da MPB na Bahia, como Edil Pacheco, Walmir Lima, Roberto Mendes, Gerônimo, Lazzo, Andréia Daltro, Tonho Matéria, dentre outros. Depois de estudar por dois anos na Howard University em Washington D.C., realizar concertos, performances, gravação de trilha sonora para peças de teatro, vários shows de seresta e MPB promovidos pela Embaixada Brasileira, Clécia Queiroz retornou à Salvador com mestrado em Performance Art. Na Howard foi apelidada carinhosamente de Bilie Holiday brasileira pelo seu professor de Jazz Vocal Master Class, Mr. Grade Tate – legendário percussionista e vocalista que tocou para Ella Fitzgerald, Sarah Vaughn, Aretha Franklin, Lena Horn, Quincy Jones, Tony Bennett, Stan Getz, dentre outros.

domingo, 1 de novembro de 2009

Africantar estréia no Theatro XVIII - BA



 
Em novembro, acontece a estréia do show Africantar, cujo projeto foi contemplado pelo Ed o tal do Theatro XVIII (Pelourinho). As apresentações acontecem nos dias 04, 11 e 18, sempre às quartas-feiras, 20h, com ingressos a R$5.

Resultado de pesquisas musicais desenvolvidas na Escola de Canto Popular da professora e cantora Ana Paula Albuquerque, Africantar propõe um mergulho na história e na ancestralidade da música afro-brasileira, a partir de releituras contemporâneas de canções do grupo baiano Os Tincoãs e dos Afro-Sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
 
 
SERVIÇO
Show Africantar
Onde – Teatro XVIII (Pelourinho)
Quando – 04, 11 e 18 de novembro (quartas-feiras), 20h
Quanto – R$5


FICHA TÉCNICA
VozesAna Paula Albuquerque, Chicco Assis, Fábio Sacramento, Gil Ferreira, Raquel Monteiro e Tâmara Pessoa
Violão, guitarra, arranjos e direção musical – Paulo Mutti
Baixo – Ivan Bastos

Cavaquinho – Sérgio Müller
Percussão: Gabi Guedes e Dailha Mendes

Pesquisa e Concepção – Ana Paula Albuquerque e Chicco Assis
Direção Artística – Chicco Assis
Preparação Vocal – Ana Paula Albuquerque
Produção – Chicco Assis e Ana Paula Vasconcelos
Cenário, Figurino e Adereços – Renato Carneiro (Katuka – Mercado Negro)
Iluminação – Tiê Valente
Design Ana Paula Vasconcelos

Foto Divulgação - Sora Maia

Corpo de Neguinho do Samba será velado até terça-feira - BA

Olá todos e todas,

O corpo do Mestre Neguinho  falecido na tarde de ontem, está sendo velado até terça- feira na Sede da Escola de Musica Didá  na rua João de Deus - Pelourinho, o sepultamento será no dia 03 de novembro, as 16 h no Cemitério Jardim da Saudade, o  corpo sairá em cortejo pelas ruas do Pelourinho seguindo o seguinte trajeto:

Saída da sede da Didá as 10 h, seguindo para o Largo do Pelourinho em seguida subindo  a  rua Alfredo de Brito  em direção a Praça Municipal onde estará sendo aguardado pelo  carro aberto do Corpo de Bombeiros que fará o traslado do corpo até o Cemitério Jardim da Saudade, todo este cortejo será a acompanhado dos Tambores da Banda Didá e de outros grupos afros como Olodum, Muzenza, Ilê Ayiê, Filhos de Gandhy, a Mulherada, dentre outros.
 
A Prefeitura Municipal de Salvador estará  disponibilizando 05 ônibus  que ficará estacionado na Praça Municipal para acompanhar o  carro do Corpo de Bombeiros em direção ao Cemitério Jardim da Saudade.